Empresários aumentam faturamento após orientação do Sebrae
Há dois anos, os irmãos Antônio Luís e José Luís da Fonseca Filho abriram uma academia de ginástica na garagem de casa, no bairro do Jardim Savóia, zona norte de Ilhéus. A proposta era atender a demanda do próprio bairro, um dos mais populosos do município e próximo ao Distrito Industrial local. Apesar dos bons resultados quanto ao número de clientes, a empresa familiar esbarrava em um problema comum aos pequenos negócios: “A gente não sabia quanto ganhava. Misturava o dinheiro pessoal com o da empresa”, reconhece José Luís.
Os problemas começaram a diminuir quando eles foram visitados por um Agente de Orientação Empresarial do programa Negócio a Negócio, do Sebrae, que explicou aos irmãos a necessidade de avançar no empreendimento. A ação deu resultado e, desde que se integraram ao programa, em 2014, eles viram aumentar em 40% o faturamento da empresa.
Gratuito, o Negócio a Negócio oferece diagnósticos e orientações para microempreendedores individuais e microempresa. “A proposta é auxiliar nas principais dificuldades que você encontra no dia a dia da gestão de seu negócio”, explica o gestor do projeto no Sebrae Ilhéus, José Carlos Oliveira.
O primeiro passo foi estimular os irmãos Fonseca a participar do curso “Gestão Financeira Na Medida”, que também oferecia no seu programa uma consultoria presencial na empresa. “Foi aí que percebemos que alguma coisa estava errada. No dia em que o consultor nos visitou, descobrimos que não tínhamos nem uma planilha financeira para apresentar”, lembra Antônio Luís. A partir desta consultoria e da inserção no programa, os horizontes se abriram. A academia passou a ter meta de crescimento, uma gestão financeira mais profissional foi implementada, e um novo modelo para enfrentar a competitividade do mercado começou a ser desenhado.
Novo endereço, novo perfil - Hoje, a “Cápsula da Saúde” está na segunda etapa do programa Negócio a Negócio e acaba de receber a quinta visita da agente de orientação, a economista Larene Pires. Tudo isso já em um novo endereço. Há um mês, a academia deixou a garagem de casa e passou a ser um Centro de Treinamento Individualizado, funcionando, agora, num amplo espaço, na Rua Rotary, bairro Cidade Nova, mais próxima ao centro da cidade. Em apenas duas semanas, viu seu público aumentar de 48 para 60 clientes, e com um detalhe importante: “Não estamos de olho no mercado dos que já gostam de malhar. A nossa meta é atrair aquele que aprende, gosta e fica”, explica Antônio Luis.
Ao participarem de seminários e simpósios de aperfeiçoamento, eles tiveram acesso a pesquisas de mercado que apontam que um cliente fica, em média, 90 dias numa mesma academia. “Queremos fidelizar o nosso público e a forma que encontramos para fazer isso foi montado um programa de treinamento individualizado, onde, durante o ano, ele possa ter 365 dias de aulas diferentes e tudo seja uma grande novidade”, revelam os irmãos. Eles também não abrem mão para algumas questões que consideram fundamentais para o sucesso na nova fase do empreendimento: o horário de atendimento é marcado, o grupo não pode ultrapassar a 10 pessoas por aula e a meta é chegar a 110 clientes.
O Negócio a Negócio já atendeu mais de 1 milhão de microempreendedores individuais e microempresas em todo o país. O programa começou no segundo semestre de 2009 e, hoje, é um dos instrumentos mais importantes do Sebrae para o atendimento presencial. No Sul da Bahia, a ação atende a 3,4 mil empreendimentos e, de acordo com José Carlos Oliveira, este ano, metade das atividades será direcionada a soluções e acompanhamento de empresas que já estão integradas ao programa. A outra parte consiste no atendimento a novas empresas. Em Ilhéus e Itabuna, 12 agentes e dois tutores atuam no acompanhamento e na ampliação do Negócio a Negócio na região.
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no Sebrae Ilhéus, pelo telefone (73) 3634-4068.